Como prometido aos companheiros interactianos, vou publicar aqui o discurso feito por mim na posse da Diretoria 2010/2011 , em meados de julho. Mas antes, saibam que nem tudo que será aqui reproduzido é exatamente o que eu falei lá (eu estava muito nervoso e nem olhei pro papel... o.O). Aproveitem:
Discurso – Posse do Interact
Boa tarde a todos. Primeiramente, antes de começar propriamente esse meu discurso, eu gostaria de agradecer a presença de todos que aqui estão. Representantes do Rotary Club Alegrete Sul, do Rotary Club Alegrete Norte – Centro, da Casa da Amizade e, por último, mas não menos importante, aos pais dos Interactianos, tanto dos que assumirão nessa cerimônia quanto dos que já estão conosco há muito tempo.
Começarei esse discurso refletindo junto com vocês sobre o trabalho solidário. Estava eu refletindo, algo que é muito praticado por um universitário, mais até que o próprio estudo, sobre o trabalho no Reino Animal, visto que todos nós somos animais propriamente ditos. Percebi então que não há animal mais identificado com o trabalho quanto a formiga. Há muito tempo o ser humano já percebeu o trabalho incansável da formiga em tornar próspero o seu formigueiro, tanto que esse fato já se tornou tema de contos e fábulas.
Porém, um fator comportamental da formiga que não é muito divulgado é o fato de que a formiga, sozinha ou em um grupo muito pequeno, não consegue fazer absolutamente nada. Sozinha, a sua força conhecida de trabalhar em prol da equipe não faz nenhuma diferença. As formigas possuem aquilo que os especialistas caracterizam como Inteligência Coletiva. Enquanto sozinhas elas nada conseguem, se colocarmos em um mesmo espaço uma quantidade razoável, algo como algumas centenas, elas irão agir como um grupo novamente, como se cada uma tivesse sua função pré-determinada.
Mas, afinal, o que interessa para nós o fato de que a formiga consegue muito mais em bando do que sozinha? Ora, se a formiga, que na escala evolutiva é apenas um inseto, já descobriu o poder do trabalho em equipe, por que nós seres humanos não podemos descobrir isso também? Então esses são os desafios que proponho para essa nova gestão no Interact Club Alegrete Sul: sabendo que poucos ou sozinhos, nada conseguiremos, desafio o nosso clube a juntar mais e mais Interactianos, e que todos trabalhemos como formigas nessa luta cuja única beneficiada deve ser a comunidade alegretense.
Obrigado a todos.